Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2012

Primeira semana do projeto!

Olá pessoal,
Após uma semana de "curso" sobre o que venha a ser este "aluno pesquisador”... Como !! De que forma! O professor vai despertar/acusar, esse interesse de uma forma prazerosa em nossos alunos. os quais daqui por diante chamarei de "pesquisadores mirins", além das pesquisas que serão feitas por eles, encima de suas próprias curiosidades, onde o professor só será um mero aprendiz, sendo uma ponte para mediador "caminhos" que os levem realmente a uma pesquisa de boa qualidade, oferecendo-os instrumentos/ferramentas necessárias para que possam concretizar as mesmas e lógico como produto final postando no blogg da sua "turminha". Estou Sapir animada e confiante! Espero que consigamos nós sairmos bem nesse "novo desafio", conto com a ajuda de voces pesquisadores mirins, dos professores e da direção... sem falar dos pais....da "Emef. Heitor Villa Lobos" Simbora para essa nova e esperada etapa...!!!!!

Programação da Primeira Semana!

História de: Marcelo, Marmelo, Martelo (1976) de  Ruth Rocha, 

Pequeno resumo da história!


Você já parou para pensar de onde vêm os nomes das coisas? Por que computador chama computador? Por que temos de chamar a água que cai do céu de chuva?
Marcelo fica muito cismado com esse problema e resolve que vai chamar as coisas do seu próprio modo. Assim, leite vira "suco de vaca". Mas sua vida começa a ficar difícil quando ele inventa palavras novas para todas as coisas e ninguém mais entende o que ele fala!


Obs. Após as histórias, faremos uma roda de conversa e usarei a dinâmica da caixa, onde irei tentar despertar  "curiosidade" no grupo, levando a cada pesquisador mirim a falar sobre a mesma, qual seria... Deixar que cada um se coloca, encima de sua própria curiosidade, sem interferir e sem intervenção dos colegas.
Ciente que cada pesquisador mirim é único... diante da sua curiosidade , mais se faz presente no grupo e necessita do mesmo para que sua pesquisa venha dar bons frutos.

Sobrando tempo. Farei o bonequinho...

3 comentários:

  1. Edna!
    Como foram suas primeiras aulas?
    Os alunos participaram?
    Gostaram do projeto?
    Beijos
    Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Oi ALê !! Com certeza amaram, curtiram muito a história a roda de conversa, a dinâmica da caixa, se deixar eles querem ficar mais de um aula , quando acaba a aula , saem reclamando kkkkk que queriam mais....estou amando tudo isso....
    Bjs

    ResponderExcluir