Olá pessoal,
Após uma semana
de "curso" sobre o que venha a ser este "aluno pesquisador”... Como
!! De que forma! O professor vai despertar/acusar, esse interesse de uma forma
prazerosa em nossos alunos. os quais daqui por diante chamarei de
"pesquisadores mirins", além das pesquisas que serão feitas por eles,
encima de suas próprias curiosidades, onde o professor só será um mero
aprendiz, sendo uma ponte para mediador "caminhos" que os levem
realmente a uma pesquisa de boa qualidade, oferecendo-os
instrumentos/ferramentas necessárias para que possam concretizar as mesmas e
lógico como produto final postando no blogg da sua "turminha". Estou Sapir
animada e confiante! Espero que consigamos nós sairmos bem nesse "novo
desafio", conto com a ajuda de voces pesquisadores mirins, dos professores
e da direção... sem falar dos pais....da "Emef. Heitor Villa Lobos"
Simbora para essa nova e esperada etapa...!!!!!
Programação da
Primeira Semana!
História
de: Marcelo, Marmelo, Martelo (1976) de Ruth
Rocha,
Pequeno resumo da
história!
Você já parou
para pensar de onde vêm os nomes das coisas? Por que computador chama
computador? Por que temos de chamar a água que cai do céu de chuva?
Marcelo fica
muito cismado com esse problema e resolve que vai chamar as coisas do seu
próprio modo. Assim, leite vira "suco de vaca". Mas sua vida começa a
ficar difícil quando ele inventa palavras novas para todas as coisas e ninguém
mais entende o que ele fala!
Obs. Após as
histórias, faremos uma roda de conversa e usarei a dinâmica da caixa, onde irei
tentar despertar "curiosidade" no grupo, levando a cada
pesquisador mirim a falar sobre a mesma, qual seria... Deixar que cada um se
coloca, encima de sua própria curiosidade, sem interferir e sem intervenção dos
colegas.
Ciente que cada
pesquisador mirim é único... diante da sua curiosidade , mais se faz presente
no grupo e necessita do mesmo para que sua pesquisa venha dar bons frutos.
Sobrando tempo. Farei
o bonequinho...
Edna!
ResponderExcluirComo foram suas primeiras aulas?
Os alunos participaram?
Gostaram do projeto?
Beijos
Alexandra
Oi ALê !! Com certeza amaram, curtiram muito a história a roda de conversa, a dinâmica da caixa, se deixar eles querem ficar mais de um aula , quando acaba a aula , saem reclamando kkkkk que queriam mais....estou amando tudo isso....
ResponderExcluirBjs
estou gostando muito do projeto e os alunos também
Excluir